Carregando ...

Praça da Catedral, s/nº - Centro - CEP: 13400-150 - Piracicaba-SP

(19) 3422-8489
Comunidades

nsa_senhoraEndereço: Rua Prudente de Moraes, 120

Atividades religiosas, pastorais e informações gerais:

Horários de Missas: Sexta-feira às 19h30 e Sábado às 18h00

História

Numa casa deste bairro central, próximo ao Rio Piracicaba, começou a funcionar o Centro Operário Nossa Senhora Aparecida. Algumas senhoras abnegadas, tendo como fundadora e dirigente a Sra. Jaci Ferraz, davam aulas de prendas domésticas e de encontros catequéticos.

Participavam destas atividades, em diferentes horários, senhores, senhoras, jovens e crianças. Provavelmente no dia 25 de maio de 1941, em terreno doado pelo Governo ao Centro Operário, durante a gestão do prefeito Dr. José Vizioli, sob as bênçãos do Monsenhor Manuel Francisco Rosa, foi lançada a pedra fundamental da Capela Nossa Senhora Aparecida.

A Capela foi construída com trabalho de operários que, aos domingos e feriados, reuniam-se em mutirões. Todos se esforçavam para angariar donativos para a construção. As mulheres conseguiam gêneros alimentícios, com os quais as famílias faziam o almoço para os trabalhadores. Conta-se que quando chegava um caminhão carregado com tijolos doados, muitas senhoras desciam para a Capela para ajudar no descarregamento.

A 1ª missa celebrada na Capela, ainda em construção, foi em 14 de dezembro de 1941, quando várias crianças fizeram a Primeira Comunhão.  A partir de 1969, o Pe. Otto Dana começou a dirigir os trabalhos na Capela e ajudado por equipes entusiastas, coordenou os trabalhos de ampliação, reforma geral e aquisição de novos bancos. Conseguiu-se, a partir de 3 de julho de 1978, a formação de um clube de senhoras -“Colmeia do Amor”, onde eram colocados em comum os conhecimentos de cada. Este trabalho tinha por finalidade atividades filantrópicas.

divinoPadre: Cândido Aparecido Mariano
Endereço: Rua Moraes Barros, 58

Atividades religiosas, pastorais e informações gerais:

Horário das missas: Quarta-feira às 19h30 e aos Sábados missa celebrada junto à Igreja da Aparecida

 

Dízimo:

– uma colaboração sistemática

– oferecida à Igreja Paroquial

– mensal

– fixa

– reajustável

– sempre que os ganhos forem alterados de acordo com a consciência de cada um, ou conforme as necessidades da comunidade

– sempre em um sentido religioso e sagrado da partilha

– oferecido a Deus e à comunidade como agradecimento e retribuição pelos Dele recebido

sao_beneditoEndereço: Rua do Rosário, 801 – Centro

Atividades religiosas, pastorais e informações gerais:

Missas de preceito: celebrado todos os sábados às 16h.

Grupo de Oração – Rosa Mística (RCC): todas 3ª feiras, a partir das 14h00.

Grupo de Oração – Jesus te Ama (RCC); aos sábados a partir das 19h00

Horário das missas: Sábado às 16h00 e Domingo às 09h00

Histórico

A Igreja São Benedito foi construída em 1857, em terreno doado pelo Barão de Rezende. Em 1867 passou pela primeira reforma. Em 1892 foram construídos a torre e o frontispício da Capela que, até então, era constituída pela capela-mor, sacristia e corpo da igreja com três naves. Em 1906 construiu-se uma nova capela-mor. Em 1908, o vigário Padre Mário Soledade, transfere, da matriz de Santo Antônio, a imagem de São Benedito para a sua capela, onde permanece até hoje. Em 1910, Cônego Rosa, novo vigário da matriz de Santo Antônio, conclui as obras da capela-mor. De 1913 a 1917 a Igreja de São Benedito funciona como igreja paroquial, durante a reforma da igreja matriz. Em 1916 assume o cargo de Capelão da igreja São Benedito, o Cônego João Batista Ferraz.