Carregando ...

Praça da Catedral, s/nº - Centro - CEP: 13400-150 - Piracicaba-SP

(19) 3422-8489
Notícias › 06/10/2016

Novena de Aparecida foca o rosto misericordioso de Maria

Em uma das maiores devoções marianas do mundo, nesta semana, de 3 a 11 de outubro, fiéis em todo o Brasil rezam a Novena em preparação à Festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país, celebrada no próximo dia 12.

Com o tema “O rosto misericordioso de Maria”, esta novena tem o intuito de, através da oração Salve Rainha, conduzir os devotos a se exercitarem na prática da misericórdia. De acordo com o Prefeito de Igreja do Santuário Nacional de Aparecida, padre Rodrigo Arnoso, o maior desejo é, junto com Maria, levar e ser sinais vivos da misericórdia, por meio de gestos e atitudes que desejam ser continuidade dos gestos e atitudes de Jesus.

“Somos discípulos missionários de Jesus, assim nos ensina o documento de Aparecida. Como Igreja, desejamos ser uma comunidade discipular, que atravessa os vales de lágrimas da indiferença aos valores do evangelho, da perseguição daqueles que não aceitam escutar o nome de Jesus, da secularização que promove a inversão de valores, para fazer chegar até os confins do mundo a Palavra de Vida e Esperança”, diz o padre.

O prefeito de Igreja do Santuário acrescenta que o tema deste ano deseja ainda alertar para a realidade da falta de amor. “Faltando amor entre nós é um sinal de que em nossas relações não estamos agindo com misericórdia”.

Nossa Senhora e a misericórdia de Deus

Durante esses dias, além da novena que acontece às 15h e às 19h, os devotos podem contar também com mais de 1000 voluntários que prepararam coreografias que, sobretudo durante a Novena da Noite, ajudam a rezar e a penetrar no mistério pascal. O sacerdote ressalta a grande relação entre Nossa Senhora e a misericórdia de Deus.

“O encontro da Imagem da Imaculada Conceição revelou um sinal do seu amor e misericórdia para com todo o povo brasileiro. Dos primeiros milagres realizados por Deus, por intercessão de Maria, com o título de Senhora Aparecida, o Santuário de Aparecida testemunha que o Pai, nos diversos momentos da história, usa Maria como instrumento para chegar até os seus filhos e filhas, com o intuito de fazê-los conhecedores e tomados de sua misericórdia”.

Na noite do sábado, 8, haverá homenagens musicais por ocasião do início do ano jubilar pelos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora nas águas do Rio Paraíba do Sul. Além dessas atrações, outras paralelas irão acontecer, como mais de 50 Missas que serão celebradas neste período de novena e festa.

“Com Maria, queremos contemplar Jesus, rosto misericordioso do Pai. Com Maria queremos iniciar o ano Nacional Mariano, nos colocando na dinâmica das celebrações que marcaram os festejos, dos 300 anos de Devoção”, afirma padre Rodrigo.

O dia 12 de outubro foi dedicado a Nossa Senhora Aparecida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Pela lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980, a data foi declarada feriado nacional como dia consagrado a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Por Canção Nova

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.