Carregando ...

Praça da Catedral, s/nº - Centro - CEP: 13400-150 - Piracicaba-SP

(19) 3422-8489
Notícias › 11/07/2018

Tem início encontro para lideranças jovens no RJ

Jovens de Movimentos e Novas Comunidades iniciaram nesta quarta-feira, 11, na Casa São Francisco de Sales, da arquidiocese do Rio de Janeiro, o III Encontro Nacional de Jovens Líderes dos Movimentos e Novas Comunidades (ENJMC). A atividade, que termina no domingo, 15, é uma proposta da Comissão para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e faz parte do projeto de evangelização “IDE”.

“Nossa Comissão sente-se feliz em poder reunir jovens de diferentes expressões para esse terceiro Encontro Nacional, após três anos da realização do segundo, que aconteceu na arquidiocese de Belém no Pará. Será uma oportunidade de conhecermos o Projeto IDE, e refletirmos juntos a melhor maneira de torná-lo concreto em todo o país”, afirmou o presidente da Comissão para a Juventude, Dom Vilsom Basso, em carta convite.

Dentre tantos motivos que a Comissão tem para realizar o encontro, Dom Vilsom destacou que um deles é tornar ainda mais visível a força da evangelização dos Movimentos e Novas Comunidades que há anos, segundo ele, desenvolvem um trabalho importante na evangelização da juventude no Brasil, além do fortalecimento da unidade das expressões.

Com o tema “Chamados e enviados para serem profetas das nações”, o III Encontro Nacional de Jovens Líderes dos Movimentos e Novas Comunidades é organizado pela coordenação da Pastoral Juvenil Nacional e Setor Juventude da arquidiocese do Rio de Janeiro. Nesta edição, foram convocados de 10 a 15 líderes jovens por Movimentos e Novas Comunidades, entre 18 e 29 anos, além de 1 assessor adulto de cada expressão.

“Os jovens que participam desse encontro são aqueles que exercem um papel de liderança dentro da sua Comunidade ou Movimento Juvenil. Jovens que são referência para outros jovens e que têm uma participação muito ativa em sua expressão”, explica a integrante da Pastoral Juvenil Nacional, Talita Domenica dos Santos.

Julho das Juventudes

O III Encontro Nacional de Jovens Líderes dos Movimentos e Novas Comunidades é uma continuidade do projeto “IDE” da Comissão para a Juventude da CNBB, que neste mês de julho se propôs a realizar quatro grandes encontros de diferentes expressões juvenis da Igreja no Brasil. O do Rio de Janeiro é o segundo deles. Padre Antonio Ramos Prado, assessor da Comissão para a Juventude da CNBB, afirma que especialmente este tem como objetivo reafirmar e fortalecer a proposta da Igreja Jovem para a arquidiocese do Rio.

“Dom Orani acolheu o encontro com muito carinho e atenção. O Padre Jorge (responsável arquidiocesano de juventude) se fez presente o tempo todo na preparação do encontro”, explica o padre. Já o projeto “IDE”, segundo ele, traz 5 eixos principais – missão, formação, acompanhamento, ecologia e políticas públicas para a juventude. “Estamos em Sintonia com a proposta do Sínodo. O Nosso Plano Trienal 2018-2020 traz a realidade e os apelos das juventudes do Brasil e ao mesmo tempo traz propostas claras de Evangelização sem perder de vista a realidade juvenil”, finaliza.

Dentro do cronograma de atividades do III Encontro Nacional de Jovens Líderes dos Movimentos e Novas Comunidades estão previstas várias atividades, entre elas palestras, apresentações, avaliações, entre outras.

Por Canção Nova, com CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.