Carregando ...

Praça da Catedral, s/nº - Centro - CEP: 13400-150 - Piracicaba-SP

(19) 3422-8489
Pastoral da Catequese

Pastoral da Catequese

Primeira Eucaristia e Perseverança

A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício eucarístico, toda a criação amada por Deus é apresentada ao Pai por meio da Morte e da Ressurreição de Cristo. Por Cristo, a Igreja pode oferecer o sacrifício de louvor em ação de graças por tudo o que Deus fez de bom, de belo e de justo na criação e na humanidade. (Cf. CIC 1359)

A Eucaristia é “fonte e ápice de toda a vida cristã “. “Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, se ligam à sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Pois a santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa.” (Cf. 1324).

Cumprimos esta ordem do Senhor celebrando o memorial de seu sacrifício. Ao fazermos isto, oferecemos ao Pai o que ele mesmo nos deu: os dons de sua criação, o pão e o vinho, que pelo poder do Espírito Santo e pelas palavras de Cristo se tornaram o Corpo e o Sangue de Cristo, o qual, assim, se torna real e misteriosamente presente. (Cf. CIC 1357)

“Cristo Jesus, aquele que morreu, ou melhor, que ressuscitou, aquele que está à direita de Deus e que intercede por nós” (Rm 8,34), está presente de múltiplas maneiras em sua Igreja): em sua Palavra, na oração de sua Igreja, “lá onde dois ou três estão reunidos em meu nome” (Mt 18,20), nos pobres, nos doentes, nos presos, em seus sacramentos, dos quais ele é o autor, no sacrifício da missa e na pessoa do ministro. Mas “sobretudo (está presente) sob as espécies eucarísticas”. (Cf. CIC 1373).

Inscrições para a Catequese

De 02 à 20 de fevereiro: no horário de funcionamento da secretaria ou nos finais de semana, nas missas na catedral, através de plantões das catequistas.

Preparação para a 1ª Eucaristia: crianças nascidas até 2009.

Perseverança para adolescentes que já receberam a 1ª eucaristia.

Crisma para jovens nascidos a partir de 2002.

Batismo, 1ª Comunhão e Crisma para pessoas acima de 20 anos – A catequese preparatória começará no início de julho de 2016.

– Coroinhas para crianças a partir dos 5 anos e acólitos para os que já receberam a 1ª comunhão.

Os Objetivos da Catequese de Iniciação e Primeira Eucaristia:

Ensinar e vivenciar, com solidez e responsabilidade, os princípios básicos da Doutrina Cristã Católica, para que a experiência de comungar Jesus Cristo na Eucaristia seja primeiramente uma experiência de comunhão, compromisso e partilha entre as pessoas.

Atualizar o conhecimento dos pais sobre a Doutrina Cristã, “catequizando-os” através de encontros versando sobre os mesmos temas tratados pelas catequistas, junto às crianças e adolescentes. Conscientizando-os para que sejam, de fato, os iniciadores e continuadores na educação da fé dos seus filhos, no seguimento de Jesus Cristo.

Testemunhar através de pessoas, entre elas as catequistas, a importância da pertença e da participação na comunidade paroquial, especialmente aos domingos.

Os Encontros da Catequese:

Os encontros são semanais, realizados nas salas da catedral, , no período de fevereiro a novembro, excluindo-se osmesesde janeiro e julho.

A preparação para a recepção da eucaristia desenvolve-se a partir de diversas etapas, conforme orientação da diocese. Atualmente são três anos, ou etapas.

O período de inscrição, geralmente, ocorre na segunda semana de janeiro e na primeira quinzena de fevereiro na secretaria paroquial.

Condições para a inscrição:

Quanto aos catequizandos, ter oito anos; participar dos encontros semanais, que são realizados durante a semana, em dias e horários combinados no início do ano; participar das missas dominicais, e de outras atividades promovidas pela pastoral e pela paróquia.

Pede-se aos pais ou responsáveis para responsabilizarem-se e incentivar os filhos e filhas para que participem assiduamente das atividades acima; participar dos encontros promovidos especialmente para eles, durante todo o período da catequese.

A Equipe da Pastoral da Catequese e Perseverança:

Atualmente a equipe composta por nove catequistas e a coordenadora é a senhora Olga Lorenzi Sutto.