Carregando ...

Praça da Catedral, s/nº - Centro - CEP: 13400-150 - Piracicaba-SP

(19) 3422-8489
Pastoral do Batismo

Pastoral do Batismo

O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão. (Cf. CIC 1213)

Chama-se Batismo, por causa do rito central com que se realiza: batizar significa «mergulhar», «imergir». A «imersão» na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com Ele como «nova criatura» (2 Cor 5, 17; Gl 6, 15). (Cf. CIC 1214)

Este sacramento é também chamado «banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo» (Tt3, 5), porque significa e realiza aquele nascimento da água e do Espírito, sem o qual «ninguém pode entrar no Reino de Deus» (Jo 3, 5). (Cf. CIC 1215)

«Este banho é chamado iluminação, porque aqueles que recebem este ensinamento [catequético] ficam com o espírito iluminado…». Tendo recebido no Batismo o Verbo, «luz verdadeira que ilumina todo o homem» (Jo 1, 9), o batizado, «depois de ter sido iluminado», tornou-se «filho da luz» (9) e ele próprio «luz» (Ef 5, 8):

«O Baptismo é o mais belo e magnífico dos dons de Deus […] Chamamos-lhe dom, graça, unção, iluminação, veste de incorruptibilidade, banho de regeneração, selo e tudo o que há de mais precioso. Dom, porque é conferido àqueles que não trazem nada: graça, porque é dado mesmo aos culpados: baptismo, porque o pecado é sepultado nas águas; unção, porque é sagrado e régio (como aqueles que são ungidos); iluminação, porque é luz irradiante; veste, porque cobre a nossa vergonha; banho, porque lava; selo, porque nos guarda e é sinal do senhorio de Deus» (10).

Preparação ao Sacramento do Batismo: Atualmente são realizados, três encontros com a presença dos pais e padrinhos.  Os encontros abordam os seguintes temas: a importância e o significado do sacramento do batismo. A inserção do batizado na Igreja, que é família de Jesus e finalmente o rito do sacramento em si.

Informações Gerais:

* Documento necessário: Cópia da Certidão de Nascimento da criança.

* Condição para o Batismo: Os pais e padrinhos devem professar e viver a fé católica.

* Crianças acima de sete anos: Necessariamente precisam antes de receberem o sacramento do batismo participar dos encontros da catequese da eucaristia.

* Batismo de Adultos: informações na secretaria

Missa e Celebração do Batizado

A celebração do batizado inicia-se durante a santa missa das 08h00, no último domingo dos meses ímpares e conclui-se com os ritos complementares após a mesma missa.

A Equipe da Pastoral do Batismo:

Atualmente a equipe é composta, em sua maioria, por diversos casais, assessorada pelo vigário paroquial e coordenado pelo senhor: Antônio Malosso Filho.

Encontros Preparatórios:

Os encontros acontecem nas salas da catedral conforme as datas programadas.