Carregando ...

Praça da Catedral, s/nº - Centro - CEP: 13400-150 - Piracicaba-SP

(19) 3422-8489
Pastoral dos Acólitos e Coroinhas

Pastoral dos Acólitos e Coroinhas

Na linguagem oficial da igreja, os coroinhas são chamados acólitos, palavra que vem do Grego “akólythos”, que significa companheiro de viagem. A presença de acólitos auxiliando as celebrações nos altares é tão antiga quanto a Igreja.

O porque o nome coroinha?Nessa época os acólitos ganharam o nome de coroinhas em deferência à raspagem de cabelo que os padres da Antiguidade faziam no cocuruto, tornando a cabeleira restante uma espécie de coroa ao redor da lateral da cabeça. A função dos acólitos é realizar o serviço do altar, entregando ao padre o cálice do vinho e a ambula com as partículas de trigo, tocando o sino enquanto o padre faz o oferecimento da hóstia, que é o sacrifício de Cristo.

Atualmente a catedral possui a Equipe de Acólitos e Coroinhas da qual participam crianças, pré-adolescentes, adolescentes e jovens, de ambos os sexos.

O principal objetivo da pastoral dos acólitos é despertar nas crianças, adolescentes e jovens o amor pela eucaristia. O trabalho consiste em servir, pois acreditamos que esta é a nossa missão no mundo, em casa, no trabalho e principalmente na igreja onde o serviço é movido pela maior força que é o amor, que foi expresso pelo filho de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo quando se entregou por nós na cruz e assim redimiu-nos dos nossos pecados.
Portanto, para ser acólito é preciso:

  • Amar Jesus e a Igreja;
  • Pela fé em Jesus e na Igreja ter responsabilidade e colocando-se a disposição do serviço litúrgico na comunidades;
  • Gostar de viver e trabalhar em equipe.

Atividades da Pastoral dos Acólitos

  • Participar das missas, especialmente nas solenidades, nas festividades e nas missas de final de semana nas comunidades da catedral.
  • Encontros formativos
  • Encontros de recreação e confraternização para acólitos, coroinhas e familiares