Carregando ...

Praça da Catedral, s/nº - Centro - CEP: 13400-150 - Piracicaba-SP

(19) 3422-8489
Pia União de Santo Antônio 

Pia União de Santo Antônio 

Sede da Entidade: de 2ª a 6ª feira das 8h às 17h.

Rua Voluntários de Piracicaba, 1092.

Paróquia Santo Antônio – Catedral: 3ª e 5ª feiras das 8h às 11h.

Plantão na Catedral: Atendimento Geral – encaminhamento para os recursos que o município oferece.

Endereço: Rua Voluntários de Piracicaba, 1.092 – Piracicaba-SP
CEP: 13.419-280 – Fone: (19) 3422-5357

Histórico:

Em 1.945 um grupo de pessoas devotas de Santo Antônio, iniciou um trabalho junto às comunidades carentes de Piracicaba. Esse grupo colocava diariamente na porta das casas pão e leite para o consumo do dia. Mais tarde esse grupo passou a ser conhecido como o “Pão dos Pobres”, e hoje Pia União de Santo Antônio. (Pia, do latim = piedosa).

A Pia União de Santo Antônio foi fundada em 06/11/1945 por Dom Ernesto de Paula, bispo diocesano, e foi inaugurada como entidade estatutária em 06/11/1946. Sua sede social funcionava na cripta da Catedral de Santo Antônio. A entidade era constituída por nove zeladoras, sendo que a primeira presidenta foi a senhora Amélia Sampaio Koepper, que ficou no cargo desde a sua fundação até 03/02/53, quando passou o cargo para Branca de Azevedo.

Finalidade
A finalidade da Pia União é eminentemente assistencial. Visa a promoção de diversas obras de caridade cristã em prol da realização humana e dos necessitados, sem distinção alguma quanto à raça, religião, condição social.

Assistidos:

Famílias carentes portadoras de problemas emocionais, físicos, econômicos e sociais; famílias de baixa renda, decorrente de vários fatores, entre eles o desemprego, mão-de-obra desqualificada, número elevado de filhos, analfabetismo; famílias com integrantes portadores de doenças crônicas ou contagiosas, deficientes e idosos com baixa ou nenhuma renda.

Programas e projetos desenvolvidos pela irmandade

– Curso de Orientação a dois grupos de aproximadamente 30 gestantes/ano, ministrado na entidade, com profissionais voluntários, na maioria, da rede pública.

–  Curso para Cuidador de Idoso, com aproximadamente 30 alunos/ano ministrada na entidade, com profissionais voluntários.

– Parceria no Curso de Cabeleireiro para alunos da comunidade carente com a Escola para Cabeleireiros.

– Parceria no Curso de Computação para alunos de comunidades carentes.

– Distribuição de aproximadamente 60 cestas básicas/mês destinadas a famílias comprovadamente carentes (idosos e pessoas arrimo de família doente, auxílio temporário para pessoas que perderam o emprego).

– Verba emergencial-utilizada para compra de medicação de preço elevado, prótese, caixas de leite a serem distribuídas junto às paróquias e passagens rodoviárias (esporádicas e que tenham esgotado todas as possibilidades junto aos órgãos públicos e/ou em caso de risco quando de violência doméstica).

– Contribuição mensal (11 meses) para a AVISTAR junto ao projeto “Caminhamos Juntos II”. Este projeto mantém o acompanhamento e intervenção no desenvolvimento da criança/adolescente com deficiência visual, do nascimento aos 17 anos, 11 meses e 29 dias, proporcionando seu pleno desenvolvimento, além de promover sua inserção e/ou reinserção no ambiente escolar, com ações complementares a esta, visando ao atendimento de crianças e adolescentes.

– Auxílio na alimentação dos moradores de rua através de compra de carne para o Restaurante Fome 1, junto ao açougue credenciado.

–   Moradia gratuita para 10 idosos na Conferência de Santo Antônio.

– Distribuição de aproximadamente 160 enxovais/ano, destinados a gestantes carentes, obrigatoriamente cadastradas nos Postos de Saúde e que participam dos cursos ministrados na entidade através da Obra do Berço.

A Instituição é mantida através dos seguintes recursos:

– Arrecadação mensal do cofre de Santo Antonio, localizado na Paróquia Santo Antonio -Catedral.

– Aluguéis das casas da Conferência de Santo Antonio localizadas na Vila Rezende.

– Arrecadação mensal de donativos de pessoas da comunidade do Centro e da Vila Rezende.

– Bazar permanente, na entidade, de toalhas e panos de prato confeccionados por voluntárias e de doação de parte dos materiais pelas mesmas.

– Dois a três bazares anuais na entidade.

– Bazar anual de “souvenires” no dia de Santo Antônio na praça da Catedral.

– Colaboração da ACIPI – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba – na doação de 480 pacotes de fraldas/ano destinados a complementação de enxovais para gestantes carentes, através da Obra do Berço.

– Doações eventuais, em espécie, na Secretaria da Catedral e na própria entidade, por associados e pessoas da comunidade.

– Doação de alimentos e peças de vestuário na entidade e na Paróquia Santo Antônio – Catedral.

Obra do Berço:

Responsável: Sueli Ivete P. Baron

Atividades: Confecção de enxoval para recém-nascidos; fornece enxovais para uma entidade localizada no Bosque dos Lenheiros e atende mulheres carentes que procuram pela Obra. As voluntárias se reúnem toda 5ª feira das 13:30h às 16:00h.